Planejamento financeiro
Este primeiro texto é para fazer uma introdução ao assunto de Planejamento Financeiro antes de começar a escrever sobre itens mais específicos deste vasto assunto.
O planejamento financeiro serve para que as pessoas possam encontrar um equilíbrio na vida financeira para não se tornarem aquele tipo de pessoa que guarda todo o dinheiro que recebe e não gasta em nada e também para não se tornarem aquele tipo de pessoa que gasta tudo o que recebe, não tem nenhum dinheiro guardado e não planeja o futuro.
O Planejamento Financeiro visa analisar todos os riscos que vivemos que possam ter impacto financeiro significativo na nossa vida. Sendo os principais itens envolvidos:
Proteção Pessoal / Familiar - neste item analisa-se por exemplo a compra de um seguro saúde durante a viagem de intercâmbio. Ninguém quer arriscar ter que gastar uma fortuna em médico no exterior caso tenha algum problema de saúde, comprometendo às vezes todo o dinheiro que a pessoa tinha para o intercâmbio e às vezes mais.
Proteção Patrimonial - assegurar que nossos bens e imóveis que nos custou tanto esforço para comprar estejam garantidos caso alguma coisa acontece a eles. É muito comum fazermos seguros de automóveis mas não o seguro residencial. Porém não podemos deixar de analisar os outros bens que temos para garantir nosso patrimônio.
Planejamento dos Sonhos - ter claro o que queremos na nossa vida e realizar um planejamento financeiro para conquistar estes sonhos facilita muito. E quanto mais cedo começarmos mais fácil fica. O importante é aplicar em todos os sonhos, mesmo que com prazos diferentes, para que eles se realizem.
Análise de Investimentos - avaliar se os investimentos financeiros e não financeiros (como imóveis, participações em empresas, obras de arte, etc.) estão rendendo conforme o planejado, se estão rendendo mais ou menos que a inflação e quais ações podem ser tomadas para a melhoria do retorno dos investimentos, dentro do perfil e do planejamento dos sonhos de cada um.
Planejamento Tributário - envolve analisar se para a minha situação estou otimizando os pagamentos de impostos? Ou será que posso pagar menos imposto?
Planejamento Sucessório - como posso fazer a sucessão da minha empresa ou do meu patrimônio da melhor maneira possível? Evitando gastos desnecessários e agilizando a vida dos sócios e herdeiros.
Nos próximos textos vou abordar com mais detalhes cada item do planejamento financeiro.
Roubado descaradamente do blog (Global Exchange) hihi
Aline.
Comentários
Postar um comentário
Tire suas duvidas! Elas serão sempre bem vindas.