Carta Convite ou Invitation Letter

Existe mesmo a carta-convite para conseguir visto ou entrar nos Estados Unidos? Ela é realmente necessária ou eficaz? Como fazer uma carta-convite para convidar um amigo ou familiar para conhecer o país e fazer uma visita?

Estas perguntas são frequentemente questionadas por brasileiros que pretendem tentar o visto americano ou mesmo por residentes que pretender receber alguém do Brasil. Para responder estas dúvidas, publicamos uma reportagem do website Brazilian Abroad sobre o assunto. Vejam:

Modelo de carta-convite para viajar para os Estados Unidos (Invitation Letter)

Através das leis americanas, os aplicantes de vistos de turista para os Estados Unidos devem se qualificar para o visto mesmo sem ter uma carta convite em mãos. Veja abaixo como deve ser o modelo de uma carta convite e o que é preciso para conseguir uma:
Para tentar um visto de turismo para os EUA, os aplicantes precisaram:
  • Completar e assinar os formulários de não-imigrantes requeridos.
  • Levar evidências de que a sua visita aos Estados Unidos será temporaria e que eles irão retornar para o Brasil depois da data limite de permanência concedida pela imigração na hora da entrada nos Estados Unidos (Por exemplo: evidências de que você tem uma família no Brasil com laços fortes e também tem uma base financeira boa, passagem de volta ao Brasil, dinheiro suficiente para bancar a sua viagem, declaração de que tem um trabalho fixo no Brasil.
  • Passar por procedimentos de segurança requeridos pelo consulado e imigração americanas
O que é carta convite para entrar nos Estados Unidos? (Invitation Letter)
A carta convite americana é apenas uma informação complementar que ajuda o viajante que está aplicando para o visto americano de turismo ou estudo. As embaixadas e consulados americanos não possuem uma forma específica de carta que deve ser seguida. Os agentes dos consulados americanos no Brasil irão procuram saber da situação do aplicante do visto e se realmente aquela carta é de uma pessoa que reside legalmente nos EUA. Documentos de suporte, como as cartas convite, são frequentemente muito úteis, porém não são decisivas para determinar a elegibilidade para um visto. O fato de ter uma carta convite em mãos de uma americano ou morador dos EUA não irá garantir necessariamente que você terá o seu visto concedido. Na maioria das vezes ela ajuda estudantes que pretendem ir para lá sem agências de intercâmbio e vai ficar na casa de parentes ou amigos.
O modelo de carta convite deverá possuir:
  • Declaração do propósito (exemplo: conferência, reunião, estudo etc) especificando antecipadamente a duração da viagem.
  • Informações detalhadas sobre a relação entre o cidadão que estará convidando e o convidado, e a propósito da viagem do convidado.
  • Providenciar informações adicionais importantes, especificamente, se o cidadão americano irá providenciar fundo para o viajante.
  • Explicar e você receberá alguma ajuda financeira para a viagem (se aplicável).
  • Explicar se tradutores serão providenciados para os encontros e reuniões ou se as reuniões serão conduzidas em línguas estrangeiras, é importante explicar isso.
  • As informações de contato providenciadas pelo convidado e pela pessoa que está convidado devem estar atualizadas.
Como falado acima, uma carta convite e a garantia financeira pessoal do aplicante de visto para os EUA não determina uma garantia de que o visto será emitido. Os oficiais do consulado americano irão avaliar cada aplicação de visto de forma diferente de acordo com as leis de visto e procedimentos.
O melhor que um cidadão americano fazer para o aplicante do visto é ter certeza que o aplicante tem todas as informações que ele precisará para submeter os formulários corretos e explicar de forma completa os padrões para a emissão do visto. Veja um modelo de carta convite:




modelo1
Modelo



Comentários

Postagens mais visitadas