Carteira de Matrícula Consular facilita a vida dos brasileiros


A Carteira de Matrícula Consular é um documento criado para facilitar a vida dos imigrantes brasileiros que vivem no exterior, independente do estado legal no país. Todas as informações são mantidas em sigilo absoluto e jamais são/serão usadas em prejuízo do brasileiro, sobretudo no que se refere à situação imigratória.

Manter um documento de identificação na carteira é de extrema importância, sobretudo em terra estrangeira. Sabendo disso, o Consulado-Geral do Brasil criou a Carteira de Matrícula Consular (CMC) para facilitar a vida dos brasileiros. Este documento vem ganhando crescente reconhecimento nos Estados Unidos desde seu lançamento em Chicago.
Muitos brasileiros nem sabem da existência deste documento e da sua importância. Em entrevista ao Comunidade News, Elaine Maia do Conexão Brasil, escritório especializado em serviços consulares em NY, destaca a importância da matrícula consular. “É uma identidade séria, emitida por um órgão do governo brasileiro”, enfatiza. Segundo ela, muitas pessoas só sabem disto quando vão renovar o passaporte através do Consulado Itinerante. “O Consulado Itinerante e o site do Consulado também divulgam a informação e mesmo assim muitas pessoas não têm conhecimento”, diz.
Os brasileiros em geral acham uma ótima idéia ter este documento, principalmente quem não tem uma identidade americana. “Muitos locais, como os bancos por exemplo, pedem duas identificações com foto. Apresentar o passaporte junto com a matrícula consular facilita a vida dos brasileiros, em especial para quem não tem a carteira de motorista”,ressalta Elaine.
A CMC também é muito importante no caso de perda ou roubo do passaporte, pois facilita a emissão de um novo documento. "Normalmente demora muito mais tempo para tirar um passaporte novo se a pessoa não tiver a matrícula consular porque precisa ser feita uma consulta na Polícia Federal. (Ao fazer a CMC) o Consulado mantém uma cópia notarial do passaporte e isto agiliza muito o processo", alerta Elaine. Também não é aconselhável carregar o passaporte o tempo inteiro, mais um motivo para que os brasileiros saibam da importância do documento.
A maior parte dos imigrantes que vivem ilegalmente nos EUA evitam qualquer tipo de documento pelo receio de serem localizados pela imigração americana e, consequentemente, serem deportados. Porém uma das principais funções do Consulado Brasileiro nos países estrangeiros é proteger, ajudar e assistir aos brasileiros, resguardando seus interesses em território internacional. Leia mais sobre as funções Consulares! Com este intuito, os Consulados procuram sempre o melhor para seus compatriotas, oferecendo todo o apoio e assistência possível.
Em uma carta aberta para a comunidade, o Cônsul José Alfredo Graça Lima (Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles) assegura a todos que "os dados pessoais fornecidos pelos brasileiros são totalmente confidenciais e não estão disponíveis para terceiros, jamais podendo tais informações serem utilizadas em seu prejuízo, sobretudo no que se refere à situação imigratória de seu portador. Dado este que, inclusive, não consta do banco de dados consular".
Conhecer a comunidade brasileira em Nevada é interesse do Consulado Geral do Brasil em Los Angeles (que presta serviços aos brasileiros que vivem no estado), por isso a CMC ajuda a mapear e agilizar a prestação de assistência consular aos brasileiros que residem na sua área de jurisdição, permitindo, por exemplo, contactá-los mais rapidamente e melhor assisti-los em caso de emergência, necessidade ou de calamidade pública, bem como facilitar o contato com familiares no Brasil e a prestação de informações de utilidade pública.
Lamentavelmente, ninguém está livre de sofrer um acidente ou mesmo morrer nos Estados Unidos. Mais uma vez entra a importância desta identidade: nos arquivos do Consulado estão todos os dados dos brasileiros matriculados, inclusive nome e telefone de contato no Brasil. Assim, fica muito mais fácil avisar amigos e familiares. Se o telefone de contato no Brasil mudar o número, é preciso comunicar ao Consulado. A identidade consular contém, entre outros dados, o número do passaporte e o endereço nos Estados Unidos, que também deve ser imediatamente comunicado ao Consulado em caso de mudança.

Comentários

Postagens mais visitadas