15 dicas para enfrentar o medo de voar!




1) Respire! Feche os olhos e sinta o ar entrando pelas narinas. Solte lentamente. Existem muitos estudos mostrando que a respiração é uma ótima ferramenta no combate ao stress e à ansiedade.

2) Durante o vôo, procure se distrair conversando com alguém. Um bom bate-papo faz o tempo voar, literalmente!

3) Invista em livros e revistas (adoro leituras bobas, com muitas figuras e com assuntos leves). Que tal deixar à mão aquele livro que você lê 30 páginas sem perceber? Ou sonhar acordado lendo aquele guia com dica dos lugares que você irá conhecer?

4) Ouça música! Meu mp3 é meu melhor amigo. Pra mim não há nada mais relaxante.

5) Para quem curte séries, que tal assistir alguns episódios no seu notebook? Ou quem sabe um bom filme? Daqueles açucarados e cheios de imagens positivas?

6) Não tome remédios por conta própria. Resista àquela dica da ‘prima-da-tia-da-sua-amiga’ que tomou ‘sei-lá-o-que-pra-dormir-durante-o-vôo’. Lembre-se! Medicamento sem prescrição médica pode ser muito perigoso.

7) Evite ingerir bebidas alcoólicas. Achar que o álcool relaxa é uma ideia quase neandertal. E ninguém merece ter que viajar ao lado de um bebum com bafo de cerveja ou wisky.

8) Alongue-se! Ponha seu corpo pra relaxar. Estique as pernas, gire os tornozelos e os punhos. Relaxe ombros e pescoço. O alongamento é super importante, sobretudo em vôos mais demorados.

9) Viaje durante o dia e aproveite pra apreciar a paisagem. Durante o dia tudo é mais agradável e mais leve e os medos são menores (pq será que os monstros da nossa infância só apareciam no nosso quarto durante a noite?).

10) Escolha a poltrona da janela. Afinal, não é todo dia que se pode estar entre as nuvens. Apreciar uma bela paisagem tem efeito quase hipnótico.

11) Não tente ficar adivinhando a fisionomia dos comissários. Conheci pessoas que entravam em pânico cada vez que viam um comissário com fisionomia séria. Pense! Eles estão trabalhando, não atuando em um filme de comédia. Você, por exemplo, consegue trabalhar sorrindo o tempo todo?

12) Turbulência. Pra mim o momento mais tenso! O que faço? Procuro mentalizar: “Isso é super normal. Afinal, não estamos voando no vácuo, estamos entre as nuvens, voando entre os ventos. Então é normal que o avião balance. Aliás, quantas vezes ouvi falar que turbulências derrubaram aviões?”.

13) Pense no motivo da sua viagem. Se for a trabalho, pense nos ganhos profissionais que terá. Se for a lazer, pense naquele mar verdinho, nas obras lindas daquele museu, naquele restaurante maravilhoso, nas fotografias que você vai tirar... É quase um mantra!

14) Se nada funcionar, apegue-se às estatísticas! O avião é o meio de transporte mais seguro do Mundo. Não é clichê. É fato! Usar a razão pode ajudar a controlar medos infundados.

15) Por fim, não sinta vergonha de sentir medo. Afinal, você é um ser humano, você não é uma alface! Sentir medo é uma experiência essencialmente humana. Se você souber lidar com essa situação de maneira leve, o problema tenderá a regredir. Caso isso não aconteça, caso o medo seja algo que lhe traga muito desconforto e sofrimento, procure um profissional. Afinal, a ciência está aí para nos servir. As psicoterapias comportamentais, por exemplo, vem mostrando-se efetivas no tratamento das mais variadas fobias. Lembre-se, o importante é você não se deixar paralisar. Viajar deve ser, sempre, uma fonte de prazer. Não de sofrimento!

Comentários

Postagens mais visitadas